Tilting Axis 1.5
Parte dos Programas Públicos, a série de Encontros e Conversas do 19º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, recebeu na manhã de 8 de outubro (quinta-feira), a artista e codiretora da plataforma de arte contemporânea Fresh Milk, Annalee Davis (Barbados), a editora da revista ARC e curadora-chefe da National Art Gallery, nas Bahamas, Holly Bynoe, e a curadora-assistente do Pérez Art Museum de Miami, María Elena Ortiz (Porto Rico), para debate sobre a Tilting Axis, que teve mediação da curadora e crítica N’Goné Fall (Senegal).
Recém-fundada em Barbados por Annalee Davis e Holly Bynoe, Tilting Axis é uma plataforma de discussão que tem como objetivo promover maior proximidade e articulação entre profissionais que trabalham em iniciativas e instituições geridas por artistas na região caribenha, além de construir e redefinir relações históricas com o Norte e estabelecer diálogo com redes fortes que emergem no Sul global. Entre os parceiros, estão o Pérez Art Museum e a rede articuladora de residências artísticas internacionais Res Artis.
Annalee Davis, primeira a falar, citou a obra Mapa Invertido (1943), de Joaquín Torres-Garcia, e o fortalecimento da Bienal de Cuba como símbolos de afirmação do Sul Global e de seu posicionamento diante dos países do Norte. Com a Tilting Axis, ela declara, “pretendemos desenvolver um plano de ação e uma colaboração contínua para tirar o Caribe de uma posição periférica, inserindo-o em conversações mais amplas sobre arte”.
Holly Bynoe discorreu sobre os objetivos da plataforma: “O compromisso com a transferência de conhecimento institucional e com o desenvolvimento de exposições e oportunidades nos âmbitos regional e global, firmado pelas organizações envolvidas, é um objetivo que esperamos reforçar através da sustentabilidade e do crescimento orgânico da Tilting Axis”.
María Elena Ortiz, contou que “um departamento do museu já pesquisava a região quando fizemos nossa conexão, em 2013, com a Tilting Axis”. Para ela, os históricos coloniais da região, que a tornam tão diversa, refletem-se na dificuldade de identificar os artistas do Caribe: “muitos se definem como afro-americanos ou britânicos, por exemplo”. O próximo encontro da Tilting Axis será sediado pelo Pérez Art Museum em Miami, estratégia considerada essencial à integração e ao intercâmbio dos EUA com a arte feita no Caribe.
Curadora-geral do Festival, Solange Farkas elogiou a iniciativa da plataforma móvel como uma maneira de “encurtar as distâncias entre as ilhas e construir uma rede colaborativa nesses países.”